Eletiva nº 1 - Não existe crime perfeito. Investigação: Química forense

RESPONSÁVEL


NARA

 MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Este projeto explora a relevância da Química e sua aplicação no cotidiano, destacando seu papel como ciência investigativa e interdisciplinar. A Química Forense é apontada como uma ferramenta didática eficaz para despertar interesse e curiosidade nos estudantes, conectando conceitos teóricos a situações práticas. Ressalta-se a importância de contextualizar os conteúdos de Química com tendências do dia a dia, promovendo uma aprendizagem significativa e crítica. O objetivo principal do projeto é criar um vínculo entre teoria e prática, incentivando a investigação e a pesquisa para fortalecer o entendimento e o uso consciente do conhecimento químico.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Com objetivo de deixar os estudos mais atrativos a Eletiva tem a proposta de associar aos métodos de ensinos tradicionais a observação de situações diárias e relacioná-las com conteúdo da Química e áreas afins.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Exposição e socialização das etapas de desenvolvimento do trabalho e os resultados para a comunidade escolar através da elaboração de um painel de investigação criminal com todos os detalhes propostos e solucionados. A turma será dividida em dois grupos, cada grupo criará uma estória descrevendo um assassinato ou um suicídio destacado diferentes personagens (Perito, policiais, vitimas e suspeitos) para solucionar a situação proposta. Por fim essa estória deverá ser exposta em um painel estilo crimes solucionados nas sereis policiais para apresentação na culminância.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Biologia
    •  Língua Portuguesa
    •  Química



    Eletiva nº 2 - ESCREVA COM PROPÓSITO: REDAÇÃO QUE FAZ A DIFERENÇA

    RESPONSÁVEL


    NARA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Uma eletiva com foco em redação para o ENEM é extremamente valiosa, pois a redação é uma parte crucial da prova e pode impactar significativamente a nota final do estudante. Essa disciplina oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais, como a argumentação, a coesão e a coerência textual, que são fundamentais não apenas para o ENEM, mas também para a vida acadêmica e profissional. Além disso, ao praticar a escrita de diferentes gêneros textuais e receber feedback construtivo, os alunos se tornam mais confiantes e preparados para expressar suas ideias de forma clara e persuasiva. Essa eletiva também pode estimular o pensamento crítico e a análise de temas sociais relevantes, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados. Portanto, essa eletiva não só prepara os alunos para o exame, mas também enriquece sua formação pessoal e acadêmica.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Jogos de Linguagem: Jogo da Forca: Para trabalhar vocabulário e ortografia. Crucigramas e palavras cruzadas: Focados em temas relevantes para a redação, como atualidades, cidadania e cultura. Scrabble: Para enriquecer o vocabulário e incentivar a formação de palavras.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Dinâmicas de grupos, oficina de redação
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 3 - Malú: Matemática Lúdica

    RESPONSÁVEL


    NARA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Este projeto aborda como a matemática, muitas vezes visto como complexo e abstrato, pode se tornar mais atraente e acessível através de abordagens lúdicas, como jogos, desafios e atividades práticas. Essas estratégias estimulam o raciocínio lógico, a criatividade e a resolução de problemas, proporcionando uma aprendizagem mais significativa.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Jogos de tabuleiro (dominó, trilha, xadrez etc.); Cartas com operações matemáticas; Materiais manipuláveis (blocos lógicos, tangrams, geoplanos etc.); Materiais reciclados para a construção de jogos e materiais didáticos; Livros didáticos e paradidáticos; Softwares educativos e aplicativos para dispositivos móveis; Projetor multimídia; Quadro branco e marcadores; Computadores com acesso à internet.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Para finalizar o projeto, será realizada uma exposição com o tema "Matemática Divertida", onde os alunos apresentarão os resultados de seus trabalhos, os jogos e atividades desenvolvidos durante o projeto. O trabalho será aberto à comunidade escolar, proporcionando um momento de celebração e divulgação do conhecimento adquirido
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Matemática



    Eletiva nº 4 - Robótica: falando inglês com robôs

    RESPONSÁVEL


    NARA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A robótica, como projeto interdisciplinar STEAM, é fundamental na preparação de estudantes para os desafios do século XXI. Integrar o inglês às aulas de robótica potencializa o aprendizado, permitindo o desenvolvimento simultâneo de competências linguísticas e tecnológicas, essenciais em um mundo globalizado.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Integração Curricular: Planejamento de atividades de robótica que incorporem vocabulário e instruções em inglês (manuais de montagem e programação). Aprendizado Baseado em Projetos: Os alunos trabalharão em projetos de robótica que exigirão pesquisas em inglês (aprendizados dos nomes dos componentes do robô em inglês, aprendizados referentes à linguagem de programação em inglês). Utilização de Recursos Digitais: Uso de recursos online e plataformas educacionais em inglês para aprimorar as habilidades linguísticas (code.org, Coder Z, Open Roberta e outras plataformas online que ensinam robótica). Desenvolvimento de Competências em Língua Portuguesa e Matemática: Integração de atividades que promovam a interpretação de textos técnicos e a resolução de problemas matemáticos no contexto da robótica. Análise de questões de provas SAEGO e SAEB anteriores. Avaliação Formativa: Avaliação contínua do progresso dos alunos por meio de projetos, apresentações e tarefas em inglês.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Realização de uma exposição de robótica onde os alunos apresentarão seus projetos de inovação e robótica, demonstrando seus aprendizados nas disciplinas envolvidas, o processo de criação, os desafios enfrentados e as soluções encontradas. Os alunos poderão explanar sobre grandes nomes no universo da robótica e também sobre representações de robôs em nossa cultura, como livros, filmes e séries. Além disso, contarão um pouco sobre as competições de robótica que existem no estado de Goiás, bem como suas regras e objetivos. A exposição contará com ferramentas tecnológicas, tais como óculos de realidade aumentada, pilotagem de drone, oficina de cubo mágico, montagens livres e oficinas de lógica de programação. Uma equipe de robótica premiada no estado de Goiás será convidada para apresentar seu robô e seus desafios durante os treinos e competições nacionais e internacionais. A ideia é que os alunos do CEPI Sudoeste tenham contato com uma equipe e um robô de competição e possam manuseá- lo, entendendo as semelhanças e diferenças com as aulas de educação tecnológica.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Inglês
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 5 - Espanhol para o ENEM “LA LENGUA ESPAÑOLA Y LA GEOGRAFÍA DE LA AMÉRICA DEL SUR”

    RESPONSÁVEL


    NARA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Este projeto visa o ensino da língua espanhola, por sua relevância no contexto sul-americano, pode ser integrado à Geografia para uma abordagem multidisciplinar, destacando os países fronteiriços ao Brasil que possuem o espanhol como língua oficial.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Currículo multidisciplinar: conectar o ensino da língua espanhola com o aprendizado sobre os países da América do Sul que fazem divisa territorial com o Brasil (Uso de livros de Espanhol, livros de Geografia, mapas da América do Sul). A mediação de conteúdo e aprendizagem dos alunos será baseada em aulas dialogadas, expositivas e dinâmicas, construídas a partir do uso do quadro branco, datashow, vídeos, músicas, mapas, jogos e brincadeiras, para que o aluno possa assimilar o conteúdo de forma simples e assertiva. A avaliação ocorrerá de maneira formativa ao longo do processo de aprendizagem e participação nas aulas.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Realização de uma exposição “Soy loco por ti América” onde estarão expostos os países da América do Sul estudados durante a eletiva. A exposição contará com temas ligados aos aspectos geográficos e culturais e será feita em língua espanhola.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Espanhol
    •  Geografia
    •  História
    •  Língua Portuguesa